quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

A felicidade exige valentia

E por falar em livros, literatura... Hoje recebi um email muito interessante sobre Fernando Pessoa aqui está:


"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança par receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

Fernando Pessoa - 70º aniversário da sua morte

3 comentários:

bijus da Margarida disse...

Realmente ser feliz não é fácil, eu penso que o mais difícil é saber escolher... (basta uma pequena escolha para mudar toda a nossa vida). É que por vezes há dualidade entre o coração e a razão, mas se formos capazes de aprender com os erros e olhar em frente, conseguimos "deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história" e "ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma". O ideal é conseguirmos escolher com o coração e a razão, um dia chego lá... ;-)
Mas também sem desafios, desilusões e dificuldades como dávamos valor aos momentos bons. Se pensares bem os momentos bons são os mais raros, mas são os que nos lembramos melhor e os que fazem com que tudo faça sentido.

Spiffi disse...

Encontro-me numa fase da minha vida em que me identifico muito com estas palavras e já o Fernando dizia: "Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." Simplesmente maravilhosas!!!

Anónimo disse...

" Ser feliz não é fácil, é um acto de vontade"